18 de abril de 2008

Otimização de Sites


Baixe o "E-Check-Escore" - Checklist-SEO para análise de sites

Conceito mais conhecido pela sigla SEO, do inglês "Search Engine Optimization". Envolve esforço técnico e relacionados à popularidade de um website, para posicioná-lo nas primeiras páginas de resultados orgânicos dos mecanismos de busca como: Google, Yahoo, Bing, entre outros. Alguns conhecem o conceito também como otimização para resultados orgânicos, pois não há classificação humana, ou seja, todo o trabalho de indexação e classificação de sites e suas páginas web é realizado por um agente, conhecido popularmente como robô. Trata-se de um agente autônomo com inteligência artificial que através de seus algoritmos realiza a análise das páginas de um site com o objetivo de entender sua importância perante determinado assunto.

resultados google - otimização para busca orgânica
Imagem 01: resultados orgânicos do Google onde a Otimização exerce influência.
Perceba na imagem 01 que dois quadros numerados destacam cada um dos resultados de busca. O quadro 1 destaca a busca orgânica onde a otimização exerce influência, ou seja, através da otimização do site o mesmo irá figurar naquele resultado, o resultado orgânico. O quadro 2 destaca os resultados de link patrocinado, logo esses resultados não são influênciados pela otimização. Sites podem figurar nos dois resultados, no entanto, precisa estar apto (atender as premissas de SEO) a aparecer na busca orgânica e também elaborar uma campanha de link patrocinado.
Marcelo Silveira (2002) define a Otimização de Sites como:
"O trabalho de melhorar a interação de um site com as ferramentas de busca, para que ele seja encontrado mais facilmente (...)".

Como funciona?

Para otimizar um site são necessários esforços on page e off page (MARTA, 2008):
  • On page: são esforços técnicos para adequação do código fonte das páginas de um site respeitando padrões internacionais de codificação, com o objetivo de facilitar a entrada e navegação do robô do mecanismo de busca que irá definir por quais palavras-chave o site deve aparecer;
  • Off Page: está relacionado a otimização externa do site, ou seja, aos links que apontam para o mesmo, preocupando-se não somente com a quantidade de links mas a relevância e importância de cada um deles.
Basicamente os itens técnicos de otimização são os seguintes:
  • Contrução de URLs amigáveis;
  • Elaboração de meta informações;
  • Estrutura de links;
  • Estrutura de páginas;
  • Utilização de atributos e recursos de código; e
  • Melhoria do código html gerado.
Dependendo do tamanho do site o plano pode ir além destes itens citados, para outros mais avançados.
Itens relacionados à popularidade do site também são importantes. Um dos itens de popularidade que deve ser bem observado é a questão dos links externos que o site possui, ou seja, aqueles links que apontam para o site. O Google, por exemplo, considera esses links como votos através de um cálculo conhecido como PageRank.
A melhor maneira de conseguir links externos para seu site é criar bons conteúdos para que sirvam de referência, dessa forma outros websites irão fazer links para seu site.
interligação de sites - premissa para otimização

Imagem 02: ligação de um site com blogs, diretórios, notícias e outros sites.
A imagem 02 ilustra um acontecimento natural da Web, onde websites em geral se ligam uns aos outros através de links. São nessas ligações que o Google e outros mecanismos de busca encontram sites e determinam a relevância de cada um.

O que concluir?

Pode-se concluir que o objetivo principal da otimização de sites é fazer com que determinado site seja encontrado pelo usuário que procura o conteúdo que se relaciona a este.

Mais artigos sobre Otimização de Sites:

Artigo: Otimizando sites para obter resultados
Menus e links de Navegação
SEO e Usabilidade no New York Times
SEO e Usabilidade no New York Times 2
URL otimizada no Blogspot
Wikipédia X SEO
Otimizando o Código para o robô
Como aparecer nos resultados de Busca
Livro sobre Otimização de Sites
Canonização de Domínio
Microformatos apoiando a Convergência
Busca Vertical e vantagens de sua utilização em SEO

Consultoria em Otimização de Sites:

Cadastra: Search Engines Promotion

Guia para Otimização de Sites do Google:

Guia de Otimização para Mecanismos de Pesquisa

Infográfico de SEO

Infográfico com o resumo das estratégias de otimização de sites e ações relevantes.

infográfico de seo, otimização de sites

8 comentários:

Mario Almeida disse...

A otimização de sites realmente é um trabalho muito importante nos dias de hoje. Acrescentam vantagem competitiva às empresas que utilizam-se dessa ferramenta.

Parabéns pelo blog!
abs!

Erick Formaggio disse...

Mário! Prazer em te ver por aqui!
Com certeza a otimização de sites irá ajudar e muito empresas que tem essa necessidade de figurar em resultados de busca. Otimizar um site adequadamente para palavras-chave relevantes ao negócio é o ponto mais importante deste conceito!

Obrigado pela visita!

Marcelo Rocha disse...

Otimização de sites é uma ciência maluca. É impressionante como tudo acontece e a história das ferramentas de busca depois que surgiu a otimização de sites. Digo isso porque os mecanismos evoluíram depois que mais pessoas começaram a entender o que é a otimização de sites e no que ela influi.

Não conhecia teu blog ainda, gostei muito e já está nos meus favoritos.

abs

Mario Almeida disse...

Erick, fora aqueles livros de otimização de sites que tu me indicou ontem, tem mais algum em português?

Erick Formaggio disse...

Olá Mário,
Em minha opinião os melhores livros de Otimização de Sites são os gringos. Pessoas como Hunt, Ledford, entre outros escreveram ótimos livros sobre. Isso não significa que alguns autores brasileiros não tenham escrito livros com qualidade. Um que eu li e posso te indicar é o da Martha Gabriel.
Abraço!

Erick Formaggio disse...

Olá Marcelo! É vero! A otimização de sites é coisa de louco mesmo! Na minha opinião boa parte das evoluções nos mecanismos de busca não existiriam sem o SEO e talz... ou talvez demorariam um pouco para acontecer. Certamente cada um de nós que trabalha com otimização é responsável pelo "boom!" desse mercado e indiretamente pela evolução dos mecanismos de busca.

abs!
volte sempre!

carlos andrade disse...

olá eric, estou estudando otimização de sites e gostaria muito de saber onde consigo um material referência sobre otimização, um pdf de algum livro
abs

Erick Formaggio disse...

Olá Carlos!
Postei um link para o Guia básico de otimização de sites do Google aqui nesta página mesmo. É só clicar e baixar! Se tiver alguma dúvida me avise!

abs!
Erick