18 de maio de 2009

A Galáxia da Internet

O livro "A Galáxia da Internet", é um dos melhores livros que li sobre o tema Internet. É impressionante como Manuel Castells, sociólogo professor na Universidade da Califórnia, consegue de forma tão simples escrever sobre um tema tão vasto e complexo. Sim, na minha opinião escrever sobre a Internet é uma missão difícil e penso que ninguém poderia escrever com tanto domínio sobre esse tema quanto Castells. Digo isso, pois é um dos poucos autores que eu conheço, que é referência no assunto e influencia positivamente também outros bons autores com seus pensamentos e conceitos.

Capa do livro a galaxia da internet

Capa do livro "A galáxia da Internet" de Manuel Castells (2004)

Autor do livro "A Sociedade em Rede" outro clássico sobre a economia vigente na década de 90, Manuel Castells já explanava os primeiros indícios do que se tornaria a Internet nos dias de hoje. Nesse livro o autor fala sobre a economia da década de 1990 e já demonstrava pleno interesse em assuntos relacionados a tecnologia."A Galáxia da Internet" acaba tornando-se um complemento muito bem elaborado sobre a Internet.

O surgimento da Galáxia da Internet

Um dos pontos primordiais deste livro é a dissertação do autor em volta do tema, o início da Internet.
"A Internet é o tecido de nossas vidas. Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na Era Industrial, em nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana. Ademais, à medida que novas tecnologias de geração e distribuição de energia tornaram possível a fábrica e a grande corporação como os fundamentos organizacionais da sociedade industrial, a Internet passou a ser a base tecnológica para a forma organizacional da Era da Informação: a rede."
Certamente, o livro é uma referência para muitos que queiram saber como surgiu essa "Galáxia" e o que representa seu surgimento. Tão criterioso como autores do nível de Pierre Levy, que também falam sobre o tema, Manuel Castells expõe conceitos imprescindíveis e de uma certa forma já previa esse "boom" das redes sociais que de certa forma está mudando o jeito de se pensar em marketing online. O autor é bem explícito nesse sentido, no capítulo 4 "Comunidades Virtuais ou Sociedade em Rede?":
"A noção de comunidades virtuais, proposta pelos pioneiros da interação social na Internet, tinha uma grande virtude: chamava a atenção para o surgimento de novos suportes tecnológicos para a sociabilidade, diferentes de formas anteriores de interação, mas não necessariamente inferiores a elas. Mas introduziu também a um grande equívoco: o termo comunidade, com todas as suas fortes conotações, confundiu formas diferentes de relação social e estimulou discussão ideológica entre aqueles nostálgicos da antiga comunidade, espacialmente limitada, e os defensores entusiásticos da comunidade de escolha possibilitada pela Internet. De fato, para sociólogos urbanos, essa é uma discussão muito velha, que reproduz debates anteriores"

Desafios para a Galáxia da Internet

Castells fala no final sobre os desafios que encontrados nessa nova era da informação, dentre eles: o da liberdade; da exclusão de redes; e do aumento da capacidade de processamento.

Vejam a seguir uma entrevista com Manuel Castells que encontrei no Youtube:



Mais sobre "A Galáxia da Internet"

4 comentários:

Anônimo disse...

a galáxia da internet é um ótimo livro

Mario Gomes disse...

Esse livro é muito bom, usei para um trabalho de Sociologia. A "Galáxia da Internet" deveria ser livro obrigatório em qualquer escola ou faculdade, mas infelizmente parece que os jovens de hoje estão mais preocupados com o último epsódio da novela...
parabéns pelo blog
Mario Gomes

Erick Formaggio disse...

@anônimo: sim é um ótimo livro mesmo! Recomendo para qualquer pessoa ler!

@Mario Gomes: sou otimista, penso que em breve os jovens brasileiros irão com certeza partir para uma massa mais crítica, certamente meus filhos vão ler os livros do Castells! Principalmente "A Galáxia da Internet"!

Obrigado pelos comentários!

Anônimo disse...

Esse livro está na bibliografia obrigatória para professores do Estado de São Paulo, gostei muito da resenha,pretendo comprar o livro, obrigado!