7 de novembro de 2009

Métricas de Marketing Online

Prometi, no último post, explicar algumas métricas que podem ser consideradas nas estratégias de marketing online de uma empresa. Cada uma das ações merece indicadores relacionados. No caso do SEO, por exemplo, indicadores como número de páginas indexadas que trazem usuários ao site; para e-mail marketing, o número de pessoas clientes que entraram no site através do e-mail, entre outros indicadores de estratégias importantes.

Métricas são padrões quantitativos onde métodos são utilizados como forma de quantificar indicadores. A tabela a seguir mostra, para cada ação, o objetivo do indicador, quais podem ser mensurados e as ferramentas que podem ser utilizadas:

métricas de marketing digital

Estratégias, Indicadores e Ferramentas

Percebam que o Google Analytics está presente na maioria das estratégias como ferramenta de apoio. O objetivo é obter indicadores para que sejam inspecionados e se transformem em informações úteis. No caso das ações de Gadgets, por exemplo, o Google Analytics é configurado especialmente para detectar os eventos necessários.

A receita do total de negócios gerados através desses indicadores pode ser visualizada por meio de um gráfico, para melhor leitura dos dados:

Exemplo de gráfico com o total de negócios gerados através de cada uma das ações

Dessa forma, em nível estratégico, os executivos podem tomar decisões de modo a priorizar algumas ações, mediante seu cunho estratégico. Um gráfico com o ROI de cada uma das ações também pode ser mantido para ajudar a entender quais as ações mais rentáveis.

Há uma infinidade de outros indicadores que podem ser considerados, tudo depende do quão informacional são para o objetivo da estratégia.

No próximo post, vou falar sobre páginas indexadas na busca orgânica que geraram visitas e como trabalhar com esse indicador.

3 comentários:

Bernardo disse...

Ótimo artigo.
Um tipo de coisa que mais ou menos todos sabem, mas que muitas vezes não sabemos interpretar e interagir com estas infos.

Erick Formaggio disse...

Oi Bernardo!

Exatamente! Acredito que o maior desafio seja não só ler e interagir com os indicadores, mas também integrá-los de maneira adequada.

Abraço!

Priscilla disse...

Olá Eric, estou entrando neste mundo virtual e aprendendo bastante. Mas ainda tenho muitas dificuldades de compreender o que necessariamente precisamos enxergar e interpretar nas métricas de marketing digital. Poderia me ajudar?
Grata, Priscilla